O futuro da construção é sustentável!
Porque o bambu é a matéria-prima do futuro?
O bambu é um material de excelente custo-benefício. Apesar de ser uma gramínea, ele é resistente, possui um crescimento rápido, é adaptável aos mais diversos climas e solos, além de captar uma grande quantidade de CO2, tornando-se uma alternativa sustentável à madeira. Além disso, o bambu possui grande flexibilidade e resistência e seu transporte pode ser facilitado por ser leve e compacto.
Por essas e tantas outras qualidades, o bambu tem se tornado cada vez mais acessível e disponível no mercado brasileiro. O crescimento do interesse de fornecedores, arquitetos, designers e profissionais. especializados que adaptam seus projetos ao uso desta matéria-prima inovadora tem mostrado um caminho mais sustentável para o setor da construção civil.
Possui alta taxa de crescimento
Alguns tipos de bambu podem crescer mais de um metro por dia, sendo a planta com maior taxa de crescimento do mundo.
É um recurso renovável
Graças a alta taxa de crescimento, o bambu pode ser o substituto da madeira de lei, o que auxilia a reduzir o desmatamento desenfreado.
Absorve os gases
do efeito estufa
O bambu absorve o CO2 e libera cerca de 35% de oxigênio a mais do que outras plantas e árvores.
O desperdício é mínimo
Praticamente todas as partes da planta são aproveitadas após a colheita.
Evita o uso de fertilizantes, pesticidas ou herbicidas
O bambu não requer o uso de produtos químicos agrícolas, por isso, não causa danos às bacias hidrográficas e ao meio ambiente.
Protege o solo
O bambu possui um sistema de rizomas, que consiste em um caule subterrâneo com ramificações. Após a colheita do bambu esse sistema permanece intacto, o que auxilia contra a erosão do solo e retém nutrientes até a próxima colheita.